Nascer saúdavel
O Livro

Sobre
Nascer Saudável trata do tema da gravidez e do parto como nunca outro livro o fez em Portugal.

É uma obra essencial para nos mantermos actualizados nas formas de proteger a gravidez e nos cuidados prestados no parto.
Ao longo destas páginas, Sandra Oliveira aborda com transparência e fundamentação, temáticas como o parto fisiológico e cesariana – passando pelas etapas mais cruciais da gravidez. Presente está o objectivo de promover a autonomia e autodeterminação das mulheres, para que saibam tomar importantes decisões quando está para nascer um filho.
Nascer Saudável é um livro obrigatório tanto para quem espera um bebé, como para quem pretende saber mais sobre o momento que marca a vida de todos nós: o nascimento.

Saiba mais
Compre

Prefácio celebrativo 8 anos
Para celebrar este marco, o Professor Luís Saboga Nunes escreveu um prefácio comemorativo sobre o impacto deste livro na promoção da saúde e da literacia em saúde materna.
Leia o prefácio celebrativo
Quando em 1991 na cidade de Sundsvall na Suécia, a OMS organizou a 3ª conferência mundial de Promoção da Saúde, a Sandra com 19 anos, sem saber, preparava-se para se tornar no cumprimento material das suas recomendações. Desta conferência, da qual saíram as quatro recomendações para o desenvolvimento de ambientes de apoio para a promoção da saúde, a quarta recomendação aponta para o reconhecimento e utilização das competências da mulher em todos os sectores. Na verdade, com o avançar da imposição do modelo biomédico durante o século XX um dos efeitos nefastos para a condição humana desta abordagem, foi a sua estruturação teórica a partir do pressuposto mecanicista e orgânico, relegando para “o passado” as competências que a humanidade foi acumulando e que residiam nos indivíduos eles próprios, para além dos especialistas nas ciências da doença. Uma das áreas mais afectadas com esta condição foi a área do nascimento!
Assim a autora desta obra essencial, veio cumprir este projeto de aglutinação de conhecimentos (também científicos) mas fundamentalmente práticos, que só a mulher, a mãe e a experiente doula, pode concretizar junto de todos aqueles que desejam compreender a importância de um início de vida pleno e saudável. A gravidez e o nascimento são momentos cruciais, não apenas para a mãe, mas também para o futuro da criança. Com base em estudos científicos e experiências práticas, a autora apresenta, de maneira acessível e clara, informações valiosas sobre como garantir uma gravidez saudável e os primeiros cuidados essenciais para o bebé.
Ao longo das páginas de “Nascer Saudável”, somos guiados por tópicos que abordam desde a a gravidez até ao parto, destacando a importância do autocuidado, da vigilância à grávida, e do apoio emocional. O livro também aborda a experiência de parto e nascimento, que desempenha um papel fundamental no bem-estar da mãe e da criança.
“Nascer Saudável” não é apenas um guia para as mulheres grávidas, mas uma obra que busca (no sentido plenamente Freiriano) consciencializar todos os envolvidos sobre como os primeiros momentos de vida que moldam o futuro de um ser humano. Este livro é um verdadeiro manual de literacia para a saúde do nascimento, uma fonte de sabedoria para pais, familiares e profissionais da saúde, proporcionando ferramentas para promover um começo de vida com mais saúde e felicidade.
Luis Saboga Nunes
Professor Associado, Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha
Ex-Presidente da Secção de Promoção da Saúde da EUPHA


Livro
Nascer Saúdável
O livro Nascer Saudável conta com o importante prefácio do Professor Doutor António Vaz Carneiro, Director do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência e da Biblioteca Cochrane Portugal. Biblioteca esta que é o maior alicerce de fundamentação de todo o livro. Este prefácio vem assim dar sustentação ao rigor científico que a autora nos apresenta no Nascer Saudável.


Sobre o Livro Nascer Saudável
Sandra Oliveira

“Quando comecei este percurso, foi quando os livros passaram a ser uma constante na minha vida. Mais vale tarde que nunca. Fui-me perdendo nas aquisições que fui fazendo. A sede de aprender assim o exigia. Mas nos livros eu não procurava apenas o seu conteúdo, tenho o hábito de começar por procurar as referências que o sustentam. Isso é para mim determinante para a credibilidade de quem o escreve. Revela rigor, e reconhecimento com quem aprendeu. Através de uma referência, chegamos a outra, e a outra, e quando damos por nós sabemos bem mais do que o que foi escrito. Quando me propus a escrever o Nascer Saudável não podia fazer por menos. No Nascer Saudável tudo o que é passível de estar referenciado, é assim que encontra. Com ele fiz questão de promover a literacia na saúde, permitindo que quem o lê, possa de forma autónoma procurar informação. Como já ouvi de várias pessoas, nunca antes tinha sido escrito um livro assim. É como que um livro “vivo”. Assim o desejei, assim concretizei.


“Tenho vários livros que são para mim companheiros para a vida. Escrevi o Nascer Saudável para que fosse uma boa companhia na gravidez, com impacto no parto e no pós-parto. Daquelas companhias que nos dizem o que gostamos e o que precisamos ouvir, neste caso ler.”
Informações
Descobre mais


“Sou pediatra. Parte do meu trabalho envolve receber recém-nascidos no bloco de partos do hospital. Quando a minha presença é necessária isso significa, geralmente, que alguma coisa não correu bem. É fácil, portanto, compreender que, para mim, o parto é uma coisa assustadora e que inevitavelmente acaba mal. Por isso, uma cesariana electiva pareceu-me sempre o caminho mais curto e mais seguro para um bebé vir ao mundo.”
“Uma amiga tinha-me oferecido o livro Nascer Saudável, insistiu comigo para o ler, “é científico”, disse ela.“
“E em pouco menos de nada deixei de ler e passei a devorar cada página. De repente tudo o que eu pensava que, com a minha ciência, eu sabia sobre o parto, desapareceu, e percebi que a verdadeira ciência do parto estava naquele livro.“
Pediatra Ana Carolina