Sobre

Sandra Oliveira

Sobre mim

Sou Sandra Oliveira, a fundadora do Bionascimento

Formação e primeiros passos

Comecei em 2005 o meu percurso como  Doula de Gravidez,  Parto e Pós-parto, com o Dr. Michel Odent e com a Dra. Ortrud Lindemann em Barcelona.

Ainda em  2005 fiz a formação de Conselheira em Aleitamento Materno na Escola Nacional de Saúde Pública e Instrutora de Massagem do Bebé com a Associação Portuguesa de Massagem Infantil.

Em 2006 criei o programa de preparação para o parto Nascer Saudável, e que em 2017 viria a dar título ao meu livro –  Nascer Saudável, uma obra de referência amplamente reconhecida.

Entrei neste mundo por apelo e intuição. Nascida em 1972, fui mãe pela primeira vez aos 28 anos e novamente aos 37, tendo vivido duas experiências de parto felizes: uma em hospital e outra em casa.


Pioneirismo em Portugal

Pioneira em diversas iniciativas, tenho feito por desempenhar um papel determinante nas mudanças que marcaram a forma como o parto e o nascimento são cuidados em Portugal.
Desde o início que exerço de forma profissional, tanto no parto hospitalar como em casa, contando hoje com perto de três  centenas de acompanhamentos.
O meu percurso começou logo em 2005, com o projeto-piloto “Uma Doula no HGO”, no Hospital Garcia de Orta, único em Portugal até aos dias de hoje.


Certificação e ensino

Em 2010 tornei-me a primeira Doula em Portugal certificada pela DONA International.
Além disso, entre 2014 e 2021 fui formadora aprovada pela mesma organização.
Em 2023 por questões pessoais e profissionais optei por não renovar essa certificação.

Possuo CCP de Formadora desde 2005 e,  só após cumprir o objetivo pessoal de acompanhar 100 partos, iniciei em 2013 a formação de Doulas.


Missão Humanitária

Em 2022 estive em Nhacra, Guiné-Bissau, onde trabalhei durante um mês como Doula no Hospital Madre Catarina Troiani.
Para além do apoio direto nos partos, difundi práticas simples e baseadas em evidência, com impacto na redução da mortalidade materna e neonatal.

Saiba mais

Logo após ter conhecido o Dr. Michel Odent em Barcelona, teve como principal objectivo, ao regressar a Portugal, conseguir a publicação de um dos seus livros. Em Novembro de 2005, em colaboração com a Editora Miosótis foi lançada a edição portuguesa do livro “A Cesariana – Operação de Salvamento ou Indústria do Nascimento”. Com o apoio do Prof. Dr. Jorge Branco da Maternidade Dr. Alfredo da Costa e do Dr. Manuel Hermida do Hospital Garcia da Horta, e com a Universidade Autónoma de Lisboa, conciliando com o lançamento do livro, foi responsável pela organização das palestras do Dr. Michel Odent: “Um Ponto de Viragem no Parto” e “O Parto: necessidades, sonhos e realidades”. Com estes eventos nascia e assumia-se como uma ativista do Parto.

Em Março de 2005, apresentou um projecto ao Hospital Garcia de Orta, o qual tinha por objectivo não só dar a conhecer a figura da Doula, como toda a informação que detinha no que respeita à desmedicalização do parto.

Como contacto nacional da Coallition for Improving Maternity Services (CIMS), fez parte do Comité Internacional da CIMS na 10ª Reunião/Fórum da CIMS em Fevereiro de 2006, em Boston nos EUA.

Em 2007 assistiu a mais um marco na história do Parto em Portugal e esteve presente nos primeiros Partos na Água no nosso país, assistidos por médica obstetra.

Carta Recomendação Comemorativa – 20 anos de Doula

O Dr. Manuel Hermida, ex-director do Serviço de Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, acompanhou de perto o meu percurso ao longo de vários anos. As suas palavras são, para mim, a maior autoridade que vos posso apresentar.

A Carta Recomendação

Àqueles a quem possa interessar,

É com grande consideração e reconhecimento que atesto o percurso singular de Sandra Oliveira no acompanhamento ao nascimento e na saúde materno-infantil. Tendo iniciado a sua jornada como Doula há duas décadas, a Sandra destacou-se desde o início pelo seu compromisso inabalável com a promoção da autonomia das mulheres e pelo seu profundo respeito pelos processos fisiológicos do nascimento.

O seu trabalho teve início no Hospital Garcia de Orta, onde, num espírito pioneiro, estabeleceu um programa de voluntariado como Doula, apoiando grávidas e parturientes num momento tão transformador das suas vidas. Desde então, a sua actuação expandiu-se para além do acompanhamento ao parto, tornando-se uma referência na promoção da literacia para a saúde e no questionamento de práticas que carecem de melhor fundamento científico.

Autora do livro Nascer Saudável, uma obra que alia evidência científica ao conhecimento empírico acumulado ao longo dos muitos partos acompanhados, Sandra Oliveira tornou-se uma voz incontornável no debate sobre a saúde perinatal. O seu trabalho não apenas traduz a informação científica de forma acessível ao público, como também fomenta um diálogo necessário entre grávidas, profissionais de saúde e decisores políticos.

O seu compromisso ético e científico reflecte-se ainda na sua actuação como formadora de Doulas, contribuindo para a formação de novas gerações de profissionais que, à semelhança dela, procuram, com ética e compromisso, oferecer apoio contínuo e informado às mulheres e às suas famílias ao longo da gravidez, parto e pós-parto.

Além do impacto directo no acompanhamento ao parto e na formação, Sandra Oliveira desempenhou um papel fundamental na dinamização do debate sobre a assistência ao nascimento em Portugal. Apoiei-a na organização da vinda do Dr. Michel Odent a Portugal, promovendo as palestras Um Ponto de Viragem e o lançamento do livro A Cesariana. Estes eventos representaram, de facto, um ponto de viragem na melhoria dos cuidados ao parto, ampliando o acesso a conhecimento actualizado e fomentando mudanças na forma como a assistência ao nascimento é compreendida e praticada.

Por estas razões, e pelo impacto indelével que tem tido na promoção de melhores práticas nos cuidados maternos em Portugal, reconheço e recomendo vivamente o trabalho de Sandra Oliveira, seja no campo do acompanhamento ao parto, da formação, da investigação ou da promoção da literacia em saúde.

Cordialmente,

Dr. Manuel Hermida
Médico Obstetra (Aposentado)
Ex-Diretor do Serviço de Obstetrícia – Hospital Garcia de Orta

Janeiro 2005
  • Curso de Doula, Barcelona, dado pelo Dr. Michel Odent e Doula Lilliana Lammers (Paramanadoula – UK) – 24hrs;
Março 2005
  • Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, ministrado pelo CEFIPSI, Lisboa, com classificação final de Muito Bom – 96 hrs;
Abril 2005
  • Curso de Instrutora de Massagem Infantil, Lisboa, dado pela APMI (certificado em Dez/05) – 32hrs;
Julho 2005
  • Curso de Doula de Pós-Parto, Barcelona, dado pela Dr. Ortrud Lindemann do Centro Marenostrum – 16hrs;
Setembro 2005
  • Curso de Aconselhamento Aleitamento Materno OMS/UNICEF, Lisboa, na Escola Nacional de Saúde Pública. – 40 hrs;
Outubro 2006
  • Conferência Internacional da Midwifery Today em Bad Wildbad na Alemanha.
    Esta conferência destaca-se pelo seu modelo de ensino prático, na área do parto natural. Durante 5 dias, para além das sessões gerais, assisti às seguintes sessões temáticas: Partos Hospitalares Humanizados (7 hrs); Técnicas do México (7hrs); Bebés em posição posterior (1,30 hrs); O medo e a mulher no parto (1,30hrs); Fisiologia do Período Expulsivo (1,30 hrs); Trabalhos de Parto prolongados (1,30 hrs);
Novembro 2006
  • I Congresso Internacional para a Humanização do Nascimento da Humpar;
  • Curso de Formação de Doulas da DONA International, dado pela Debra Pascali-Bonaro, organizado pela HumPar – 21 hrs;
Abril 2007
  • Simpósio Nacional – Clínica do Parto, organizado pelo HGO, HSJ, HSM e HUC
Maio 2007
  • Formação Básica de Socorrismo –Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha
Outubro 2007
  • Conferência Internacional Midwifery Today de 5 dias, em Bad Wildbad (Alemanha) em que assisti às seguintes sessões:
    – Dificuldades da Primeira e Segunda fase do Trabalho de Parto com Gail Hart e Ina May Gaskin;
    – Distócia de ombros e más apresentações com Gail Hart Ina May Gaskin e Tina Greeve;
    – Hemorragia: prevenção e cuidados com Elisabeth Davis;
    – Mãe-Bebé interactividade no parto com Cornelia Enning;
    – Evidências cientificas com Gail Hart e Emilio Santos Leal;
    – Cuidados pré-natais para prevenir complicações com Gail Hart e Elisabeth Davis;
    – Medo e Ruptura prematura das membranas com Emilio Santos Leal;
    – Prevenir ansiedade e medos do parto com Verena Schmid;
Janeiro 2010
  • Curso com um total de 55 hrs de Anatomia e Preparação para o Parto, Método Anatomia para o Movimento de Blandine Calais-Germain. Dirigido por Anatomia para o Movimento de Barcelona, organizado por BioNascimento;
Junho 2010
  • Curso com um total de 28 hrs, Períneo Feminino e Movimento, Método Anatomia para o Movimento de Blandine Calais-Germain. Dirigido por Anatomia para o Movimento de Barcelona, organizado por BioNascimento;
Abril 2011
  • Certificação da DONA International (primeira organização mundial de Doulas), Até à data sou a única Doula em Portugal certificação internacional completa;
Abril 2013
  • Curso de Empreendedorismo Social com o IES;
Setembro 2014
    • Conferência LamazeDONA2014, Kansas City, EUA, em que assisti às seguintes sessões:
       Solucionar posicionamentos fetais difíceis com a Gail Tully do Spinning Babies;
       Prevenir a primeira cesariana: pontos chave e recomendações com a Obstetra Katharine Wenstrom;
       Vamos parar de tornar os Homens em Mulheres: compreender as verdadeiras necessidades dos Pais grávidos e durante o trabalho de parto, com a Amy Gilliland;
       O que dizem as Mães que que nos possa ajuda a perceber os futuros desafios nos cuidados maternos nos EUA, com o Obstetra Eugene Declercq;
       A Bola Peanut: uma nova ferramenta na mala da Doula e os seus efeitos no trabalho de parto, com a Enfª Cheri Beth Grant;
       Parto em Casa planeado; o que todas as Doulas e Educadoras perinatais devem saber, com Enfª Judith A. Lothian;
       Evidence Based Care: o que é, e o que não é e como ajudar as famílias a obter informação, com Rebecca Dekker do EvidenceBasedBirth;
       Diversidade na Preparação para o Parto e Amamentação, com Ngozi Tibbs;
       O relatório da fisiologia hormonal na Maternidade, com Drª Sarah Buckley;
       Confluência entre a Preparação para o Parto e a figura da Doula, para melhorar os cuidados da saúde materna, com Penny Simkin;
Maio 2020

Active Learning em Ensino Remoto com Sofia Sá.

Experiência

Mais de 280 acompanhamentos
Gravidez e parto

O meu trabalho começa ainda na gravidez ( independentemente da classificação – baixo risco ou de risco), etapa em que privilegio a disponibilidade,  qualidade da informação e das referências que partilho com mulheres e casais,  estando presente, ajudando-os a tomar decisões conscientes e fundamentadas.

Ao longo do meu percurso, a maioria dos acompanhamentos tem sido em contexto hospitalar ( todo o tipo de partos), embora tenha também uma vasta experiência em partos em casa, onde fui pioneira em algumas vertentes.

Em dezembro de 2022 estive em Nhacra, Guiné-Bissau, na iniciativa solidária “Uma Doula em Nhacra”, onde recolhi donativos e acompanhei 24 partos.


Apoio alargado às famílias

O meu trabalho não se limita ao parto. Estendo o acompanhamento ao pós‑parto, apoiando famílias no dia‑a‑dia e oferecendo suporte que vai além do nascimento.
Esta dimensão prática e de proximidade cruza-se naturalmente com o papel de Maternity Nanny, proporcionando um cuidado individualizado, informado e continuado, que garante tranquilidade e confiança nos primeiros meses de vida.
Neste âmbito, já tive experiências na Irlanda e Canadá.


Formação e impacto social

Ao longo dos anos, organizei formações pioneiras em Portugal, trazendo novas perspetivas aos profissionais de saúde. Entre elas, a primeira formação sobre Parto na Água com Cornelia Ernning e sobre Parto Natural com Verena Schmid, ambas em 2008.
Em 2015, para celebrar os 10 anos do Bionascimento, organizei com Elisa Melo a conferência “10 anos passados, que futuro?”. O evento contou com personalidades relevantes, foi reconhecido pela DGS e teve a presença do Director Geral de Saúde, a participação do Presidente da Câmara de Sesimbra e de outros representantes institucionais.

 

Tipos de partos

  • Cesariana – 49 partos 18% 18%
  • Vaginal Medicalizado 74 partos 26% 26%
  • Natural – 157 partos 56% 56%

Locais de partos

  • Hospital – 226 partos 81% 81%
  • Casa – 54 partos 19% 19%

Intervenções

  • Induções – 36 13% 13%
  • Forceps e Ventosa – 15 partos 6% 6%
  • Episiotomia – 38 14% 14%

Homenagem do Rotary Club de Sesimbra

Reconhecimento pelo trabalho na humanização do parto e na formação de Doulas, com especial destaque para a missão na Guiné-Bissau.

Vídeo da Homenagem

Livro

Nascer Saúdável

Nascer Saudável trata do tema da gravidez e do parto como nunca outro livro o fez em Portugal. É uma obra essencial para nos mantermos actualizados nas formas de proteger a gravidez e nos cuidados prestados no parto.

E em pouco menos de nada deixei de ler e passei a devorar cada página.”

Carolina Prelhaz,

mãe e Pediatra